COP27: Juntos pela implementação, juntos pelo futuro do planeta

COMPARTILHE

A maior reunião sobre clima da Organização das Nações Unidas (ONU) está de volta depois da última edição,  em 2021, no Reino Unido.

Ambientada em Sharm El-Sheikh, no Egito, a 27ª Conferência das Partes (COP27) acontece de 6 a 18 de novembro e traz o lema “Juntos pela Implementação” (#TogetherForImplementation) para o centro dos debates, demonstrando que a hora para fazer é agora e que só vamos conseguir se trabalharmos em equipe.

A Conferência retorna ao continente africano em 2022 com foco na adaptação de comunidades vulneráveis às mudanças climáticas. Assim como no ano passado, na COP26, a COP27 também se baseia em quatro pilares essenciais para garantir uma transição justa e ambiciosa para um mundo mais resiliente e Net Zero. São eles:

  • Mitigação: garantir um mundo Net Zero até 2050 e manter a temperatura de 1,5ºC alcançável;
  • Adaptação: adaptar para proteger comunidades e habitats naturais;
  • Recursos: mobilizar recursos;
  • Colaboração: trabalhar coletivamente para entregar resultados.

Como em toda COP, as Partes (nações signatárias da ONU comprometidas com o clima) devem debater esses pontos-chave e estabelecer o melhor caminho para que sejam cumpridos mundialmente com base nas particularidades e desafios de cada local. 

São esperados no evento líderes das nações, do setor privado, da academia e da sociedade, engajados em negociações de ações climáticas urgentes e efetivas no curto, médio e longo prazo. Mais de 2 mil palestrantes e 35 mil pessoas devem passar pela COP27.

Cada dia da Conferência é dedicado a um debate específico, de forma a contemplar as várias nuances do combate às mudanças climáticas. Confira a agenda de temas:

7 e 8 de novembro: Cúpula dos Líderes Mundiais
9 de novembro: Finanças
10 de novembro:
Ciência & Juventude e Futuras Gerações
11 de novembro:
Descarbonização
12 de novembro:
Adaptação & Agricultura
14 de novembro:
Água & Gênero
15 de novembro:
Energia & Sociedade Civil (ACE)
16 de novembro: Biodiversidade
17 de novembro:
Soluções

Além das negociações entre as Partes, a COP27 conta com uma série de eventos paralelos nas chamadas Green e Blue Zone do evento. Há também espaços dedicados a debates plurais, como o Brazil Climate Action Hub.

Conheça mais sobre as COPs e sua importância para o futuro do planeta.

Fique ligado!

Em nosso Twitter, você confere o #DiárioDeImpacto, uma cobertura diária da COP27 com os principais destaques do evento.