Inova Klabin 2022: confira os principais destaques do “superevento” de inovação e sustentabilidade

COMPARTILHE

Inovação, sustentabilidade e tecnologia. Quem se aventurou pelo Inova Klabin Experience na última quarta-feira (21) já sabe que esses três pilares serão responsáveis pelos principais debates e ações pelo futuro do planeta.

Diretamente do Prédio da Fundação Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, a Klabin elegeu o Dia da Árvore para reunir clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros para prestigiarem um evento repleto de experiências, um dos mais aguardados pela cadeia da Companhia. 

 Em sua quinta edição, o Inova Klabin manteve a tradição de provocar e sensibilizar os convidados com questões que envolvem desde simples ações do cotidiano até as mais inovadoras soluções empresariais.

Sustentabilidade em todas as frentes

Em 2022, o Inova Klabin contou com uma superestrutura, pensada para ser sustentável, circular e prática. A grande maioria do mobiliário e da decoração do evento, por exemplo, foi produzida pela própria Klabin com papelão ondulado, sendo totalmente reciclável. O público presente, inclusive, pôde levar para casa peças da mobília ao final do encontro.

Os crachás do público também eram inovadores, sendo feitos de papel de semente, que poderiam ser plantados posteriormente. 

A novidade neste ano foi a instalação de uma composteira, responsável pela reciclagem de todo o lixo orgânico gerado ao longo do dia, resultando em um evento zero resíduo. Os materiais utilizados foram substituídos por alternativas sustentáveis, como o KlaCup, o copo feito com o papel-cartão para copos desenvolvido pela Klabin.

Uma grande projeção também mostrou, ao longo do evento, quantas árvores a Companhia plantou enquanto o Inova Klabin acontecia. Ao final, o “Plantômetro” registrou mais de 55 mil novas árvores plantadas.

“Pai da Sustentabilidade”

A primeira atração do Inova Klabin Experience ficou por conta da palestra com o britânico John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade” por ter criado o conceito de “triple bottom line”. 

Durante sua fala, Elkington fez análises pontuais sobre o que o planeta e a humanidade estão vivenciando atualmente, como os eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo todo. 

Elkington também alertou que a tecnologia, em si, não será suficiente para dar conta das demandas do planeta se não houver, em conjunto, uma transformação profunda da cultura de valores. Para ele, o segredo está em agir pela e para a “Regeneração”, tendo como alicerce as práticas ESG. 

Apesar do cenário, o estudioso se mostrou bastante otimista em sua fala e confiante de que a transformação virá, em especial, pelo incômodo dos jovens de hoje e de amanhã e pelas soluções sustentáveis que empresas ao redor do mundo, inclusive brasileiras, como a Klabin, já estão adotando em suas cadeias.

Elkington finalizou sua fala no evento ressaltando que mudanças são possíveis e deverão ser exponenciais, e que companhias como a Klabin e líderes de sucesso serão centrais para tais mudanças, assim como as políticas intergeracionais. 

Jornada de Experiências

Outra grande atração do Inova Klabin foram as experiências imersivas divididas em cinco ambientes pensados para sensibilizar e promover mudanças de atitude no público presente. Elas receberam os nomes de Novos Negócios, Museu das Árvores, Timidez das Copas, Biodiversidade e Iniciativas Klabin. 

A experiência Novos Negócios apresentou produtos sustentáveis, como combustíveis renováveis e bioprodutos de cuidado pessoal, que foram ressignificados com o uso de substâncias aproveitadas do processo produtivo da Klabin. O público pôde ver de perto algumas áreas em que a Companhia investe, como a da beleza e do autocuidado, que não estão ligadas a seus negócios clássicos.

Junto ao SOS Mata Atlântica, o ambiente Museu das Árvores propôs uma experiência que começava com a projeção de um vídeo simulando uma viagem no tempo para 2050, em que as mudanças climáticas alteraram a estrutura original da floresta amazônica e causaram diversas consequências para a população mundial. Em seguida, o público foi convidado a um passeio guiado pelo Parque do Ibirapuera, vendo de perto espécies de árvores importantes da Mata Atlântica e sendo sensibilizado para a urgência da conservação das florestas.

Na experiência Timidez das Copas, o artista e tecnologista Edson Pavoni construiu, junto ao público, uma obra de arte interativa. Os participantes eram convidados a juntar dobraduras feitas de papel em uma espécie de quebra-cabeça que simulava as copas das árvores de uma área de mata nativa conservada pela Klabin no Paraná. Com a ajuda de uma estrutura metálica e de algoritmos, a obra de arte reproduziu, em tempo real, os ventos da floresta de Telêmaco Borba.

Já em Biodiversidade, uma ação imersiva demonstrou as experiências sensoriais que os biomas brasileiros podem proporcionar às pessoas por meio de seus aromas, sabores e sons. Conduzida pela chef de cozinha Bel Coelho, que assinou o buffet do Inova Klabin, a experiência foi embasada na gastronomia, tendo como inspiração a economia circular, as culturas populares e a sustentabilidade. 

Por fim, Iniciativas Klabin reuniu algumas soluções inovadoras desenvolvidas pela Companhia para clientes e parceiros. Por meio de atividades lúdicas e gamificadas, o público conheceu mais sobre os setores da empresa e atuou colaborativamente para a resolução de enigmas. A mensagem principal da ação foi a importância da cooperação e da cocriação na resolução de problemas.

Dia da Árvore

Dois importantes momentos marcaram o encerramento do Inova Klabin. O primeiro deles foi a entrega do Prêmio Fornecedores do Ano Klabin 2022, com sete categorias premiadas: Florestal, Matérias-primas, Indústrias, Logística, Serviços Corporativos, Sustentabilidade e Inovação.

O segundo momento, ainda mais emocionante, foi a divulgação da campanha do Dia da Árvore da Klabin, que leva o nome “As árvores que nos tocam”. Com a proposta de questionar o que as árvores nos diriam se elas pudessem falar, a Companhia, em parceria com a Agência OMZ, se propôs a ouvi-las e transformá-las em música. 

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis foi a escolhida para dar som às árvores na campanha. Para fechar a noite, a Orquestra se apresentou ao vivo no palco do Inova Klabin.

Assista ao vídeo da campanha aqui.