Sustentabilidade em casa: como colocar em prática?

COMPARTILHE

A Sustentabilidade é um conjunto de práticas e estratégias para conservar o planeta, sem afetar as futuras gerações.

O tema tem estado, cada vez mais, no centro das discussões das empresas, mas você sabia que a sustentabilidade também pode começar em casa? Por meio de pequenas mudanças é possível adquirir novos hábitos e gerar impactos positivos no longo prazo.

Confira exemplos de como ser sustentável em casa e adaptar ações para o seu dia a dia.

Lixo responsável

Todo lixo gerado por você é de sua responsabilidade! Por isso, é preciso atenção com o volume e a maneira como é descartado.

Movimentos como Uma Vida Sem Lixo, por exemplo, indicam estratégias para reduzir ao máximo a produção de resíduos em casa ou para fazer sua composteira para lixos orgânicos.

Separar corretamente o lixo reciclável também é uma ação sustentável que pode ser adotada por qualquer pessoa. Muitas cidades possuem serviços de coleta seletiva, que recolhem esse tipo de resíduo

Horta caseira

Produzir seu próprio alimento, além de saudável, também é sustentável!

Hortas residenciais são práticas e não demandam muito espaço. Basta dedicação, rega e uma boa dose de luz solar para que as hortaliças prosperem. Mas cuidado com desperdícios!

Saiba como montar a sua.

Energia econômica

Apesar de os painéis solares ainda serem uma realidade distante para muitas pessoas, é possível economizar energia e contribuir com o planeta de outras formas.

Diminuir o tempo do banho, optar por eletrodomésticos com selos sustentáveis e retirar aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados parecem atitudes óbvias, mas reduzem e muito o consumo de energia.

E, se você pode investir em energia verde, já existem opções disponíveis no mercado de tecnologia solar adaptada para residências.

Da obra à decoração

Escolhas sustentáveis em casa também podem começar desde sua concepção.

Se você vai construir um imóvel, que tal optar por materiais sustentáveis e com selos verificados de proteção ambiental? Pesquisar e comparar é uma boa pedida!

O mesmo vale para a escolha dos móveis e da decoração. Prefira aqueles com selos de reflorestamento ou de reciclagem, por exemplo, que geram menos impacto.

Consumo consciente

Por fim, uma vida mais sustentável em casa também passa pelo que é consumido dentro dela.

Ao escolher produtos e empresas, prefira aqueles que possuem menor impacto ambiental e zero desmatamento ilegal em suas cadeias.

Para saber se uma empresa é sustentável, pesquise sobre seus produtos, como são feitos e para que são utilizados. Além disso, consulte sobre programas e iniciativas em que elas investem e de que fazem parte. Também atente-se aos Relatórios de Sustentabilidade, documentos oficiais divulgados periodicamente pelas companhias.

Confira outras seis dicas para reduzir as emissões de carbono no dia a dia.