Ambição Net Zero: capacitação para definir e implementar metas ambiciosas em relação ao clima

COMPARTILHE

De acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e evitar os impactos mais catastróficos das mudanças climáticas, o mundo deve reduzir pela metade as emissões de CO2 por volta de 2030 e alcançar emissões líquidas zero em meados do século.

O que é o Ambição Net Zero?

O Ambição Net Zero (Climate Ambition Accelerator) é um programa de aceleração de seis meses que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas ambiciosas em relação ao clima, alinhadas à ciência climática, e para que integrem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e os objetivos do Acordo de Paris em suas estratégias de negócio.

É uma oportunidade para que as empresas se tornem referência dentro da agenda climática nacional e internacional, reforçando o compromisso com uma atuação social e ambientalmente responsável, fomentando inovação, aumentando a resiliência, o valor de mercado e a sustentabilidade no longo prazo.

Quais benefícios o Ambição Net Zero proporciona?

Por meio das Redes Locais do Pacto Global em todo o mundo, as empresas participantes terão acesso às melhores práticas globais, oportunidades de aprendizagem em grupo, sessões de capacitação e treinamentos sob demanda. Os participantes aprenderão:

  • A metodologia e abordagem de definição de metas baseadas na ciência (SBTi);
  • O conhecimento básico necessário para definir uma estratégia sólida e ambiciosa com metas baseadas na ciência;
  • Como impulsionar a ambição das mudanças climáticas internamente e construir adesão e engajamento nos níveis de gestão e conselho;
  • Como gerenciar suas emissões e as diferentes estratégias e iniciativas que podem ser implementadas para cumprir metas ambiciosas;
  • Como reduzir as emissões do escopo 1 e 2 e envolver sua cadeia de valor para reduzir as emissões indiretas, de escopo 3.

Como funciona a jornada?

O programa Ambição Net Zero tem duração de seis meses e é exclusivo para empresas-membros do Pacto Global. No caso do Brasil, empresas que fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global.

Foi desenvolvido para empresas que buscam progredir na definição de metas de emissões com base na ciência climática e que querem construir um caminho claro para lidar com a transição rumo a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (Net Zero).

Durante essa “jornada climática”, a empresa será equipada com o conhecimento e as habilidades de que precisa para desenvolver planos concretos para acelerar o fortalecimento de sua agenda climática.

As empresas estão se comprometendo com a meta de reduzir as emissões líquidas a zero (Net Zero)?

Reconhecendo a importância de manter o aquecimento global em 1,5°C, as empresas estão cada vez mais empenhadas em adotar metas climáticas de emissões líquidas zero.

Entre julho de 2019 e junho de 2020, mais de 230 empresas se comprometeram a atingir emissões líquidas zero como parte da campanha Business Ambition for 1.5°C, uma chamada urgente para as empresas definirem metas de redução de emissões alinhadas a 1,5°C. A campanha é liderada pela Science Based Targets initiative (SBTi) e apoiada por uma coalizão global de líderes das Nações Unidas, organizações empresariais e ONGs.

Por que as empresas precisam reduzir suas emissões?

As empresas precisam se comprometer com metas de redução alinhadas ao Acordo de Paris, tratado mundial criado com o objetivo de reduzir o aquecimento global. E para alcançar esse objetivo, é preciso traçar metas baseadas na ciência.

Mas por que é importante ter metas de redução baseadas na ciência?

A adoção de metas baseadas na ciência garante a implementação de ações no curto prazo. Apesar de as metas de Net Zero serem previstas para 2050, as ações climáticas precisam começar hoje. E precisamos de integridade e credibilidade para atingir esse compromisso, o que é fornecido pela SBTi, iniciativa criada e implementada por quatro organizações parceiras – CDP, Pacto Global das Nações Unidas, WRI e WWF – que atuam coletiva e globalmente.

As metas adotadas pelas empresas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) são consideradas "baseadas na ciência" se estiverem de acordo com o que a mais atual ciência climática indica como necessário para que os objetivos do Acordo de Paris sejam alcançados: limitar o aquecimento global a muito abaixo dos 2°C com relação aos níveis pré-industriais, envidando todos os esforços possíveis para limitar esse aumento da temperatura global a 1,5°C.

Como uma empresa pode começar a trabalhar suas metas?

O primeiro passo para trabalhar metas de redução de GEEs é internalizando conhecimento. E a melhor forma para isso é fazer parte do programa Ambição Net Zero. Durante essa “jornada climática”, a empresa será equipada com o conhecimento e as habilidades de que precisa para desenvolver planos concretos para acelerar o fortalecimento de sua agenda climática.

O formato do programa permite às organizações acesso a conteúdos de alto nível, benchmarks globais e contato com empresas de visibilidade internacional, ao mesmo tempo que se conectam aos desafios e potencialidades locais.

Quem pode participar?

Para participar do programa Ambição Net Zero, a empresa precisa atender aos seguintes critérios:

  • Ser membro da Rede Brasil do Pacto Global ou estar disposta a unir-se à iniciativa;
  • Ter interesse em definir metas ambiciosas de redução de emissões a partir dos critérios da iniciativa Science Based Targets e que estejam, portanto, alinhadas com a mais atual ciência climática;
  • Estar disposta a nomear dois representantes para participar das atividades e eventos do programa e um(a) representante de nível executivo para acompanhar os desenvolvimentos do programa, fornecendo suporte e participando em eventos de alto nível.

Estrutura geral

As empresas participantes do programa Ambição Net Zero trabalharão nas seguintes frentes:

  • Engajamento da Alta Liderança – oportunidades de participação em eventos de alto nível nacionais e internacionais para engajamento e assinatura de compromissos pela alta liderança.
  • Sensibilização – possibilidade de participação em campanha nacional e internacional para popularizar a agenda climática dentro e fora da organização.
  • Construção de Capacidades – sessões de capacitação self-learning, oportunidade de aprendizado em grupo, sessões técnicas e de habilidades facilitadas global e localmente.

Os conteúdos estão divididos em três módulos:

  • Fundamentos: permite dar um mergulho profundo na metodologia para definição de metas baseadas na ciência (SBTi), indo desde o básico até discussões mais aprofundadas sobre o conceito de net zero (para participantes mais avançados).
  • Business case: como impulsionar a ambição das mudanças climáticas internamente e construir adesão e engajamento nos níveis de gestão e conselho.
  • Implementação: aprender como gerenciar as emissões e gases de efeito estufa e implementar diferentes estratégias de redução das emissões para alcançar as metas estabelecidas.

Uma iniciativa local com insights globais

Globalmente chamado de Climate Ambition Accelerator, o programa Ambição Net Zero é realizado também em outros 26 países e faz parte do portfólio de Iniciativas Globais de Impacto do Pacto Global das Nações Unidas.

Nacionalmente batizado de Ambição Net Zero e implementado pela Rede Brasil do Pacto Global, foi desenvolvido em um formato que permite às organizações acesso a conteúdos de alto nível, benchmarks globais e contato com empresas de visibilidade internacional, ao mesmo tempo que se conectam aos desafios e potencialidades locais.

Dúvidas? Acesse o site do programa para mais informações.