Klabin: a empresa brasileira à frente do movimento ImPacto NetZero

COMPARTILHE

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil. Com 122 anos de história e 24 unidades industriais, sendo 23 no Brasil e uma na Argentina, além de uma robusta base florestal nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a companhia é reconhecida nacional e internacionalmente por sua gestão pautada pelo desenvolvimento sustentável. 

Klabin: avanços sustentáveis

A Klabin mantém um compromisso histórico com a sustentabilidade e há anos vem trilhando um importante caminho no combate às mudanças climáticas. Em maio deste ano (2021), a empresa teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Com isso, alinha-se a mais de mil e quatrocentas companhias pelo globo no compromisso de reduzir suas emissões com base na ciência. Atuando em dois escopos (1 - emissões próprias e 2 - emissões em energia comprada), a meta aprovada estabelece a redução das emissões de GEEs por tonelada de celulose, papéis e embalagens em 25% até 2025, e em 49% até 2035, tendo 2019 como ano-base.

Em 2019, a Klabin foi uma das primeiras empresas brasileiras a se comprometer com a campanha “Business Ambition for 1.5ºC - Our Only Future”, liderada por agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela SBTi. Mais recentemente, aderiu ao movimento Race to Zero, ampliando ainda mais o seu compromisso de reduzir e neutralizar suas emissões de GEEs, a fim de contribuir de maneira efetiva para a mitigação das mudanças climáticas.

Por meio de inúmeras iniciativas de descarbonização de seus processos produtivos, a companhia reduziu em 64% as suas emissões específicas (CO2 eq/t produto) nos últimos 17 anos. Cabe ressaltar que, por conta de suas áreas florestais, que capturam e fixam CO₂ suficiente para compensar as emissões oriundas de seu processo produtivo, a Klabin já possui balanço positivo de carbono de 4,5 milhões de toneladas de CO₂eq, realizando um serviço ambiental de extrema importância para o combate às mudanças climáticas.

O comprometimento da Klabin com o tema contribuiu para que a empresa fosse convidada a integrar o COP26 Business Leaders, grupo responsável por difundir e engajar o setor privado no tema mudanças climáticas, além de tratar das pautas da 26ª Conferência das Partes, que será realizada este ano. 

Outra importante iniciativa da Klabin em relação à sustentabilidade são os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS). Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a empresa estabeleceu em 2020 a Agenda Klabin 2030, com metas de curto, médio e longo prazos, as quais priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para o desenvolvimento de seus negócios e para as urgências da sociedade e do planeta. O tema “Mudanças Climáticas” faz parte dessa Agenda, tendo como uma de suas metas a captura líquida de 45 milhões de toneladas de CO₂eq da atmosfera entre 2020 e 2030.

A evolução da sustentabilidade na Klabin 

Desde a década de 1980, a Klabin se aproxima das questões socioambientais, mesmo antes das primeiras discussões sobre sustentabilidade alavancadas pela ONU. Muito além de uma preocupação com o capital industrial, a Klabin se mobiliza em prol de uma gestão eficiente e responsável dos recursos naturais e da biodiversidade.

Com diversos reconhecimentos e certificações, a Klabin segue trilhando uma trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente.

Conheça mais sobre a história da Klabin e fique por dentro das principais novidades da empresa aqui.