Rede Brasil do Pacto Global orienta empresas a definir metas e estratégias sustentáveis

COMPARTILHE

Presente em 160 países e vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Referência para o setor empresarial, atua estrategicamente com companhias de diversos portes, além de organizações não empresariais, para alcançarem metas sustentáveis e se desenvolverem diante de novos modelos de negócio.

Criado em 2000 por Kofi Annan, então secretário-geral da ONU, o Pacto Global surge como uma reação frente à crescente influência e impacto do setor empresarial nas questões sociais, ambientais, econômicas e políticas. Para a iniciativa, o papel de transformação das empresas e de seus/suas executivos/as mais altos/as (CEOs) vai além do lucro: está no compromisso com um mundo mais sustentável e cidadão.

Atualmente, mais de 17 mil instituições compõem o Pacto Global, sendo 13 mil empresas e quatro mil organizações não empresariais, entre ONGs e entidades de governança. Para atender aos desafios dos países, a iniciativa dividiu-se em redes locais, como a Rede Brasil, que avaliam as particularidades de cada região para operações mais efetivas e direcionadas. Já são 70 redes pelo globo. 

Podem se vincular ao Pacto Global instituições que desejam implementar metas ambiciosas que priorizem no longo prazo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Junto à iniciativa, empresas e organizações encontram parcerias e instrumentos para que suas metas sejam estruturadas, alcançadas e divulgadas com transparência.

Alguns dos temas abordados pelo Pacto Global são: 

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Direitos do Trabalho;
  • Anticorrupção;
  • Meio Ambiente;
  • Direitos Humanos.

Mais recentemente, os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) foram incorporados às ações de sustentabilidade corporativa trabalhadas pelo Pacto Global. Em 2004, o termo ESG foi mencionado pela primeira vez em um relatório da iniciativa.

Rede Brasil do Pacto Global

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003 e, nos últimos anos, cresce exponencialmente. Hoje, “é a terceira maior rede local do mundo, a maior das Américas e a maior do sul global”, de acordo com a iniciativa. Em 2020, 67% das melhores empresas reconhecidas pelo índice anual “Época Negócios 360º” estavam vinculadas à Rede Brasil, compondo seus mais de 1200 integrantes.

Seguindo os mesmos princípios do Pacto Global, a Rede Brasil mobiliza empresas e organizações rumo a negócios mais sustentáveis. Quatro frentes são exploradas localmente:

  • Iniciativas de impacto;
  • Capacitação e mentoria;
  • Visibilidade e protagonismo;
  • Conexão com as tendências mundiais.

De maneira interna, a Rede Brasil é responsável por oferecer apoio e diretrizes institucionais para que o setor empresarial defina um plano de ação estratégico a partir de seus objetivos. A iniciativa também disponibiliza ferramentas e treinamentos para capacitar as companhias.

Já externamente, a Rede Brasil vem investindo em projetos coletivos entre empresas e parceiros para trocas de experiências, além de promover e realizar a curadoria de eventos que deem visibilidade às organizações e às pautas desenvolvidas.

Para que as instituições vinculadas à Rede Brasil do Pacto Global se engajem ainda mais no universo da sustentabilidade corporativa, a iniciativa possui Plataformas de Ação. Por meio delas, o setor empresarial pode se articular baseado em sete coalizões.

As Plataformas de Ação se dividem em Temáticas e Transversais:

Temáticas:

  • Ação pela Água;
  • Ação pelo Clima;
  • Ação contra a Corrupção;
  • Ação pelo Agro Sustentável;
  • Ação pelos Direitos Humanos.

Transversais:

  • Ação pelos ODS;
  • Ação para Comunicar e Engajar.

Além das Plataformas, a Rede Brasil também opera em Programas Internacionais. Entre eles está o Ambição Net Zero, conectado a campanhas globais como a Race to Zero e focado em como o setor empresarial pode acelerar a redução das emissões líquidas de carbono no mundo.

A Rede Brasil do Pacto Global recebe apoio institucional da Klabin S.A., empresa à frente da Campanha ImPacto NetZero. Para saber mais sobre a atuação da Rede no país, confira os 10 Princípios que guiam a iniciativa.

Como fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global?

Empresas e organizações que desejam aderir à Rede Brasil do Pacto Global devem submeter uma carta assinada pelo CEO da instituição demonstrando interesse e proatividade em fazer parte da iniciativa. A filiação é totalmente online e feita no site da Rede Brasil.

Após a submissão, a Rede Brasil analisa o pedido e a empresa candidata. Se aprovada, a companhia ingressa na Rede e define seu “nível de engajamento”, como explica a iniciativa. São dois níveis: 

  • Signatário: “nível inicial, com agenda mínima de interações”;
  • Participante: “acesso a mais possibilidades de interações no Brasil e exterior”.

Saiba mais como aderir aqui.

Leaders Summit

Acontece nos dias 15 e 16 de junho o Leaders Summit 2021, evento virtual do Pacto Global que irá conectar líderes empresariais, governanças e sociedade civil para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo, claro, o ODS 13 de Clima.

Acompanhe a atuação da Rede Brasil do Pacto Global em suas redes sociais.