Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma agenda de ações globais para 2030

COMPARTILHE

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas desenhadas por um processo longo, multisetorial e participativo liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS visam acabar com a pobreza, assegurar os direitos humanos, combater a desigualdade social, atingir a igualdade de gênero, atuar contra as mudanças climáticas e enfrentar outros desafios sociais, ambientais e econômicos até 2030.

Os ODS fazem parte da Agenda 2030, “plano de ação global” adotado em 2015 durante a Assembléia Geral da ONU. Além dos 17 ODS, o plano define o desenvolvimento sustentável baseando-se nos 5Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz. Cada ODS possui ainda metas específicas. 

Ao todo o documento estabelece 169 metas. “São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro”, explica o site da Agenda 2030.

Fonte: ODS Brasil

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade: assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia acessível e limpa: assegurar o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover crescimento econômico inclusivo e sustentável, além de empregos plenos, produtivos e decentes para todos.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

14. Vida na água: conservar e promover a gestão dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre: proteger, recuperar e promover a sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e equitativas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Situação do Brasil em relação aos ODS

Conforme mostra a imagem abaixo, caso o país não se empenhe para o cumprimento dos ODS, somente as metas 6 (Água potável e saneamento) e 7 (Energia acessível e limpa) serão alcançadas até 2030.

Fonte: ODS Brasil - maio/2021

O progresso brasileiro em relação ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode ser acompanhado no site oficial ODS Brasil.

Por que aderir ao Net Zero auxilia no alcance dos ODS?

Assim como o Governo e o terceiro setor, empresas têm um papel fundamental no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Elas são detentoras do poder econômico e promovem inovações e tecnologias que atendem diversos públicos, de fornecedores a consumidores.

Cada vez mais companhias estão engajadas com os ODS no Brasil e no mundo. Afinal, incorporar metas sustentáveis aos negócios é bom tanto para o planeta quanto para a própria empresa em âmbito social, ambiental e de governança. 

Entre essas metas está a de reduzir as emissões líquidas de carbono e utilizar fontes de energia renováveis para alcançar o Net Zero – um objetivo ambicioso e transformador que se encaixa no ODS de número 13, “Ação Contra a Mudança Global do Clima”. 

Este ODS pode ser visto de forma transversal aos demais. Veja algumas correlações do ODS 13 com os demais ODS:

Fonte: Rede Brasil do Pacto Global

Entre os inúmeros benefícios do movimento Net Zero ao planeta estão: preservação ambiental, melhoria da qualidade do ar, conservação da biodiversidade, menor risco de doenças, uso de fontes limpas de energia, melhores oportunidades de trabalho a partir de princípios ESG, cidades mais sustentáveis, consumo consciente, melhor qualidade de vida a todas as espécies, entre outros.

Com a adesão ao Net Zero, o setor empresarial ainda pode implementar e alcançar vários outros ODS. Conheça mais sobre Net Zero clicando aqui.