Business Ambition for 1.5ºC: um compromisso pelo clima

COMPARTILHE

“Uma jornada de mil milhas começa com uma única etapa”. É com esse provérbio chinês que a campanha “Business Ambition for 1.5ºCconvida líderes a darem um passo ousado que pode inspirar outros: a assinatura de uma carta pública com o compromisso de limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

O que é a Business Ambition for 1.5ºC?

A campanha Business Ambition for 1.5ºC é um chamado à ação para que líderes empresariais assumam o compromisso de estabelecer metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de suas empresas. 

A campanha encoraja companhias a se engajarem e combaterem o aquecimento global por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa, principalmente o carbono.

Esse chamado à ação foi apresentado pelo Pacto Global (United Nations Global Compact, em inglês), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, e pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Mais de 570 empresas em todo o mundo já aderiram à Business Ambition for 1.5ºC.

Por que 1,5ºC?

Para conter catástrofes climáticas e evitar danos irreversíveis à população global, a mais atual ciência climática, sistematizada no Relatório Especial do IPCC, publicado em 2018, indica como necessário limitar o aumento da temperatura a até 1,5ºC. O nível está alinhado ao Acordo de Paris (2015), compromisso firmado entre 196 nações para manter o aumento da temperatura da Terra abaixo de 2ºC.

Como aderir à campanha Business Ambition for 1.5°C?

Para fazer parte da campanha, as companhias precisam assinar a carta compromisso da Business Ambition for 1.5º C, tornando-se, assim, parte da iniciativa Science Based Targets (SBTi, de maneira abreviada), que oferece métodos e ferramentas para que empresas de diferentes portes estabeleçam metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) baseadas na ciência.
Saiba mais detalhes sobre Como estabelecer uma meta de redução de carbono.

Ambição de temperatura

Gestores de empresas interessados em fazer parte da campanha Business Ambition podem optar por uma ou pelas duas opções abaixo: 

Opção 1 - Metas científicas de 1,5ºC: estabelecer metas de redução de emissões de GEEs alinhadas às trajetórias que limitam o aumento da temperatura global em 1,5°C. Essas metas devem ser alcançadas no mínimo em 5 e no máximo em 15 anos. 
Opção 2 - Compromisso de emissões líquidas zero: meta para alcançar as emissões líquidas zero no mais tardar até 2050, além de metas internas de redução das emissões (5 a 15 anos).

Business Ambition e Net Zero: movimentos que caminham juntos

Ao assinarem a carta de compromisso da campanha Business Ambition for 1.5ºC, empresas se comprometem com o movimento Race to Zero, focado em tornar empresas mais sustentáveis a partir da redução das emissões de carbono até 2050.

No documento da Business Ambition for 1.5°C, companhias são encorajadas a se comprometerem com as metas de emissões líquidas zero e com total embasamento científico. Tais metas devem ser transformadas em ações consistentes, que terão seus progressos acompanhados.