6 dicas para reduzir a emissão de carbono no dia a dia

COMPARTILHE

O gás carbônico faz parte de diversos processos químicos naturais. Mas a emissão desenfreada desse gás tem atingido níveis alarmantes, e as consequências são prejudiciais ao meio ambiente e às diversas espécies devido ao aumento da temperatura global. Ações rotineiras como tomar banho, cozinhar e dirigir para o trabalho contribuem para que cada pessoa seja responsável pela emissão de 1,6 tonelada de carbono por ano, de acordo com a ONG Iniciativa Verde.

Combater a emissão exagerada de CO2 é uma necessidade vital. A diminuição ou a substituição de fontes poluentes que fazem parte do nosso cotidiano pode ajudar a reverter o quadro preocupante das mudanças climáticas. E o melhor: virar até mesmo um novo hábito mais sustentável.

1. Sacolas reutilizáveis

As sacolas plásticas demoram cerca de dez anos para se decompor. Vale lembrar que a fabricação do plástico é resultado da queima do petróleo o que gera, por sua vez, emissão de carbono. Além disso, o descarte incorreto desse material tão comum no dia a dia acaba poluindo os mares e gerando risco às cadeias de espécies.

Leve consigo sacolas reutilizáveis - as famosas ecobags - para carregar suas compras. Elas costumam ser reforçadas e mais práticas de se usar do que várias sacolinhas de uma vez.

2. Planeje o que comprar

Evite ir ao mercado com fome ou ao shopping assim que receber o salário. Além de ser pouco econômico, fazer compras por impulso pode não ser sustentável.

A dica aqui é aderir à lista de compras. Deixe um bloco de notas em um local visível para você anotar sempre que lembrar que falta ou necessita de algo. Quando for ao mercado ou loja, leve sua lista com você.

3. Evite alimentos processados

Comidas industrializadas, ou processadas, podem parecer grandes amigas no dia a dia pela facilidade e economia de tempo. Porém, as técnicas aplicadas nessa produção muitas vezes utilizam queima de combustíveis fósseis, o que gera emissão de gás carbônico.

O fato de esse tipo de alimento conter ingredientes artificiais, como aditivos e conservantes, aliado aos prejuízos ao meio ambiente pode ser a desculpa de que você precisava para migrar para uma alimentação mais saudável e natural.
Outra boa ideia é reduzir o consumo de carne, já que a pecuária em larga escala também contribui com o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), devido à redução das áreas de florestas para a manutenção da prática.

4. Vá de carona

Se você tem colegas de trabalho que moram perto ou passam por sua casa, uma opção é pegar carona. Dividir a gasolina traz benefícios para o bolso e principalmente para o ambiente, diminuindo as emissões de gases gerados pelo excesso de veículos circulando nas ruas. Há também aplicativos e grupos em redes sociais em que você pode encontrar alguém para compartilhar o trajeto.

5. Troque o carro pela bicicleta ou transporte público

A indústria automobilística e de transportes é responsável por grande parte da emissão de gás carbônico no planeta. Imagine um universo sem gastos com gasolina, IPVA, estacionamento e, ao mesmo tempo, superecológico? Com pequenas trocas diárias, isso é possível! 

Ao adotar uma bicicleta na rotina, você deixa esses problemas de lado, pode contemplar mais a paisagem, se exercitar e, de quebra, fazer bem ao meio ambiente.
Se pedalar não combina com você, troque o carro pelo transporte público: quanto menos veículos em circulação, melhor para todos e para o planeta. Essa troca não só colabora para a redução de emissões de carbono, como também ajuda a descongestionar o trânsito. Em grandes centros urbanos há ainda opções como bicicletas e patinetes elétricos compartilhados.

6. Compartilhe essa ideia 

Além de adotar novos hábitos individuais e transformar sua relação com o meio ambiente no dia a dia, você também pode ajudar a compartilhar conhecimento e levar a ideia da sustentabilidade para cada vez mais pessoas.

Já se você prefere partir para a prática, engajar-se em iniciativas ou projetos que têm como foco um planeta mais sustentável, o Net Zero pode ser uma boa opção. Quem trabalha em empresas pode sugerir a adesão de sua companhia à Rede Brasil do Pacto Global, que orienta o setor a se engajar em metas e estratégias sustentáveis. Conheça mais sobre a Rede.